20.6.07

Cinco anos após a abertura do Hotel Choupana Hills, entendeu-se oportuno conferir a este projecto uma dimensão alargada às áreas culturais. Com o referido propósito, o Choupana Hills Resort & Spa pretende levar a cabo um festival de Jazz, ao longo de três noites, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro de 2007.

Esta iniciativa, que se baptizou de “Xôpana Jazz”, procura assumir um espaço próprio como referência da música e do jazz, em particular na Região, projectando-se para o exterior e contribuindo para o panorama da animação turística e local.

O alinhamento do Xôpana Jazz tem em vista pôr em evidência uma série de provas vivas do bom estado de saúde do Jazz em pleno século XXI.

Marco Franco Mikado Lab, Mário Laginha Trio, TGB, Abe Rábade Trio, Matt Pavolka Group e André Fernandes 4teto são os grupos agendados para três concertos duplos que terão lugar em volta da piscina do Choupana Hills, num ambiente requintado e intimista, aos quais se seguirão actuações a cada noite no Basalt Bar, pelo Rafa Four & Vânia Fernandes, numa clara ilustração de novo talento na área do jazz na Maderia. ___________________________________________________________________________________________________________________________

The Choupana Hills Resort & SPA is proud to announce the promotion of a jazz festival on its premises during the course of three consecutive evenings, from the 30th of August to the 1st of September 2007.

This initiative, named “Xôpana Jazz”, intends to leave its mark as a reference to music and jazz, not only on the island, but with an international projection, thus contributing to quality entertainment for both tourists and locals.

The festival lineup was tailored to present some of the “state of the art” working groups in jazz at the dawn of the 21st century.

Marco Franco Mikado Lab, Mário Laginha Trio, TGB, Abe Rábade Trio, Matt Pavolka Group and André Fernandes 4teto are the groups on agenda for three concerts that will have as venue the area surrounding the exterior pool of the Choupana Hills. These will be followed by jam sessions every evening at the Basalt Bar carried out by Rafa Four & Vânia Fernandes, some of the most talented jazz youngsters in Madeira. ____________________________________________________________________________________________________________________________



5ª-feira, 30 de Agosto


MARCO FRANCO MIKADO LAB (foto de Renato Nunes)

Impulsionado pela bateria “preparada” de Marco Franco e condimentado com uma equilibrada dose de electrónica, o Mikado Lab oferece a plástica ideal para a música fresca e impregnada de contemporaneidade que pratica. Canções melódicas, numa criativa mistura de estilos e climas, onde a improvisação é parte fundamental... épico, delicado, infantil, sónico, frenético, poético, diurno, nocturno... são algumas das coordenadas que caracterizam esta música e quem a toca:

André Matos (guitarra)
Ana Araújo (piano, fender rhodes, electrónica)
Pedro Gonçalves (baixo eléctrico, electrónica)
Marco Franco (bateria, electrónica)








MÁRIO LAGINHA TRIO “ESPAÇO” (foto de Renato Nunes)

Provavelmente o mais conceituado músico português de jazz, e certamente um dos melhores da actualidade, Mário Laginha dispensa grandes apresentações. Encorajado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 para a criação de nova música que revelasse a sua interpretação de conceitos relacionados com o universo da arquitectura, o pianista optou, neste seu novo “Espaço”, pelo formato de trio. A determinação com que o dirige e a resposta que recebe de Bernardo Moreira e Alexandre Frazão, parceiros ideais, velhos cúmplices espirituais e físicos, elevam as capacidades interpretativas do grupo a um nível reservado apenas aos melhores. Tanto quanto o seu compositor, Moreira e Frazão vivem esta música como se lhes fosse própria, respirando-a com toda a urgência, como se de ar se tratasse, como se dela dependesse a sua sobrevivência.

Mário Laginha (piano)
Bernardo Moreira (contrabaixo)
Alexandre Frazão (bateria)


____________________________________________________________________________________________________________________________



6ª-feira, 31 de Agosto


TGB – TubaGuitarraBateria (foto de Renato Nunes)

Com o impressionante virtuosismo de Sérgio Carolino, verdadeiro emancipador da tuba enquanto instrumento solista, o requinte das texturas tecidas pela guitarra de Mário Delgado e a bateria infalível de Alexandre Frazão, o TGB esbate fronteiras entre estilos e géneros e traz-nos o rejuvenescimento do swing de Duke Ellington, do bebop de Thelonious Monk e Bud Powell, da canção de Jorge Palma ou do rock do Led Zeppelin. Se o seu primeiro registo discográfico lhe valeu o prestigiado Prémio Carlos Paredes, o TGB tem-se tornado cada vez mais apregoado pela superior criatividade e pelo sentido de urgência que coloca em cada uma das suas actuações ao vivo.

Sérgio Carolino (tuba)
Mário Delgado (guitarra)
Alexandre Frazão (bateria)





ABE RÁBADE TRIO (foto de Sergio Cabanillas)

Abe Rábade é um dotado instrumentista, riquíssimo em recursos. Se é detectável a assimilação de vários dos pianistas da praxe, Abáde é, acima de tudo, um pianista com voz própria, fluente e determinado, como as suas composições. Reconhecido em 2005 como pianista revelação em Espanha pela atribuição do Prémio Tete Montoliú, Abe Rábade apresentará um projecto igualmente premiado como melhor disco de jazz espanhol de 2006 pela publicação Cuadernos de Jazz. A enorme musicalidade e a facilidade de comunicação que, a todo o momento, se estabelece entre o pianista, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista Bruno Pedroso são a base de um trio que frequentemente surpreende a três, num dos mais interessantes exemplos da interactividade a que este tipo de formação tão bem se presta.

Abe Rábade (piano)
Nelson Cascais (contrabaixo)
Bruno Pedroso (bateria)

____________________________________________________________________________________________________________________________



Sábado, 1 de Setembro


MATT PAVOLKA GROUP (foto de Renato Nunes)

Muito apreciado pela profundidade do som do seu contrabaixo, pelo groove impecável e por uma imaginativa capacidade de improvisação, Matt Pavolka é um dos mais requisitados contrabaixistas no cenário do jazz contemporâneo nova-iorquino, o que é denunciado pela colaboração que tem prestado a grandes nomes da nova geração, como Matt Wilson, Jeff Ballard, Josh Roseman, Tony Malaby, Gene Jackson, Chris Cheek, Mark Turner, Kurt Rosenwinkel, Guillermo Klein, Seamus Blake, Marlon Browden ou Erik Jekabson, bem como a nomes já clássicos do jazz, como Charlie Persip, Ben Riley, James Spaulding, George Garzone ou Ray Anderson. Apresenta-se ainda no grupo House of Illusion, que co-lidera com Akiko Pavolka e é membro do grupo Imaginary Homeland. Integra actualmente o Ohad Talmor “NewsReel”, do multi-premiado Ohad Talmor, e lidera o Matt Pavolka Group, com Ben Monder, Pete Rende e Ted Poor, que gravou já o magnífico Something People Can Use, cd com lançamento internacional no Xôpana Jazz.

Ben Monder (guitarra)
Pete Rende (piano, fender rhodes)
Matt Pavolka (contrabaixo, baixo eléctrico)
Bruno Pedroso (bateria)







ANDRÉ FERNANDES 4TETO (foto de Renato Nunes)

A participação de André Fernandes em vários projectos de destacada relevância no panorama do jazz nacional, o convite de Lee Konitz para integrar o seu noneto e a sua big band e o crescente reconhecimento por parte da crítica nacional e internacional fazem do guitarrista uma espécie de príncipe do jazz nacional. A ele se juntam, para constituir o André Fernandes 4teto, e elevando as expectativas, três músicos de inquestionável valor individual. A estreia deste quarteto na Festa do Jazz do Teatro de São Luiz superou, no entanto, tudo o que dele se pudesse prever. Esta música, literalmente nova, é, sob os pontos de vista estético e estilístico, paradoxalmente universal e própria, fruto exclusivo da mente musical brilhante que é a do seu criador, um autêntico diluente de fronteiras entre estilos e géneros musicais. Um dos caminhos futuros do jazz passa garantidamente por aqui.

André Fernandes (guitarra)
Mário Laginha (piano, fender rhodes)
Nelson Cascais (contrabaixo)
Alexandre Frazão (bateria)


____________________________________________________________________________________________________

Jam Sessions

30 de Agosto a 1 de Setembro
Basalt Bar

RAFA FOUR & VÂNIA FERNANDES (fotos de Renato Nunes)
















Rafael Andrade (aka Rafa), distinguido em 2005 com um Prémio de Reconhecimento na III Festa do Jazz e 2º classificado no primeiro concurso “O Melhor Solista” do Cup & Cino, é um dos mais inspirados músicos de jazz madeirenses. Rafa tem vindo a estabelecer uma estreita ligação ao conterrâneo Ricardo Dias, ao russo Georgy Titov e ao brasileiro Caio Oliveira, três músicos que, como o trompetista, podem ser vistos como a “nata” do jazz local e que têm vindo a oferecer actuações ao vivo com convidados como João Moreira, Pedro Moreira, Claus Nymark, Bruno Santos e a estrela crescente com a qual se apresentará no Xôpana Jazz.
Vânia Fernandes é uma das grandes revelações do jazz vocal nos últimos tempos. Também ela premiada na IV Festa do Jazz do Teatro de São Luiz e vencedora do 1º prémio no concurso “O Melhor Solista”, Vânia Fernandes torna-se cada vez mais requisitada dentro e fora da ilha da Madeira, sendo de destacar uma honrosa ligação à European Jazz Movement Orchestra, com a qual realiza uma tourné europeia em 2007. Nos últimos tempos, tem percorrido os mais prestigiados clubes de jazz de Portugal Continental, acompanhada pelo trio do pianista Júlio Resende, com o qual foi seleccionada, tendo Rafa como convidado especial, para fechar a V Festa do Jazz.
Ancoradas por jovens de tão reconhecido talento, e porque a animação pode viver de mãos dadas com a qualidade, as sessões after hours no Basalt Bar prometem um jazz fresco e espontâneo. A não perder.

Vânia Fernandes (voz)
Rafael Andrade (trompete e fliscorne)
Georgy Titov (guitarra)
Ricardo Dias (contrabaixo)
Caio Oliveira (bateria)





Xôpana Jazz

Funchal, Madeira, Portugal